Carregando...

nucleoquartodemilha@gmail.com

(51) 3343-6449 | (51) 9 9666-7978

Palestra Quarter Horse Clean Sport marcou mais um importante passo para o Bem-Estar Animal

Evento promovido pelo Jockey Club de Sorocaba na sexta-feira, 24, oficializou a parceria com o Dr. Thomas Wolff - referência em veterinária equina no Brasil e no Exterior

Cerca de 130 pessoas, entre criadores, proprietários, treinadores, veterinários, e estudantes de medicina veterinária participaram no dia 24 de agosto da palestra “Quarter Horse Clean Sport – O Bem-Estar Animal” no Jockey Club de Sorocaba. A palestra é uma iniciativa do Jockey para divulgar à importância das boas práticas em saúde animal e marca sua parceria com o Dr. Thomas Wolff, que será o responsável pelos procedimentos veterinários a serem implementados no hipódromo.

Após o coquetel de recepção, Mauro Eli Zaborowsky, presidente do Jockey Club de Sorocaba, fez a abertura do evento apresentando várias novidades e benfeitorias que vêm sendo implantadas na administração, algumas delas voltadas ao bem-estar animal, como: melhorias na pista, reforma do partidor de treinamento e vila hípica; além dos investimentos como a reforma elétrica e do projeto de readequação do hipódromo para a categoria “A”. Ele destacou ainda o entrosamento do Jockey com à ABQM e divulgou que a Associação irá adicionar R$ 100 mil à premiação do GP Potro do Futuro já a partir de 2019 – edição que agora fica com bolsa de R$ 500 mil. “O entrosamento é maior também com a AQHA, com o registro dos animais e campanhas na Associação Americana e a presença de criadores dos EUA nas corridas em Sorocaba”.

Dr. Thomas Wolff

Mauro então passou a palavra ao palestrante da tarde, o Dr Thomas Wolff, que trouxe mais novidades. Após breve apresentação de sua experiência profissional, o representante da Federação Equestre Internacional (FEI) no Brasil, comentou suas primeiras impressões do Jockey Club de Sorocaba, parabenizando a limpeza da vila hípica, organização geral do hipódromo e o entusiasmo da diretoria em tornar o Jockey referência em saúde e bem-estar animal.

Iniciou a palestra explicando a importância das práticas saudáveis e o qual caminho a ser percorrido para se alcançar o bem-estar do principal “artista”: o cavalo. “A palavra-chave para que este caminho seja percorrido é profissionalismo. E só com ele teremos animais competindo em igualdade de condições, para que sempre vença o melhor conjunto cavalo/jóquei”, destacou Wolff. Ele salientou a importância de se proteger o animal e os clientes: proprietários e apostadores.

Para Wolff, a partir disso, pode-se criar um círculo virtuoso: a boa prática leva à maior credibilidade, que consequentemente, atrairá mais público, mais apostadores, mais investimentos ao Jockey e maior estímulo à criação.

Na sequência, falou sobre a implementação do Projeto Quarter Horse Clean Sport, que conta com o apoio de todos os proprietários do Jockey. São de ações de curto, médio e longo prazos. As de curto prazo, que já são viáveis, visam proteger os animais do Jockey, como o maior controle do fluxo de animais através de chipagem e documentação obrigatória, acompanhamento de entrada e saída, estabelecimento de horário da Vila Hípica, parceria com laboratório para exames, parceria com laboratórios de antidopagem nacional e internacional, análise periódica da água, além da construção de esterqueira.

“Outros pontos, de médio prazo, são procedimentos de rotina, como a identificação e exame clínico dos animais inscritos nas corridas e também durante o paddock, controle de ferrageamento, reforma na cocheiras de isolamento, realização de endoscopies”, pontuou Wolff.

Ele disse ainda que, a longo prazo, o projeto conta com ações de apoio, como a criação da Divisão Veterinária do Jockey Club de Sorocaba (DVJCS), implantação de plantão veterinário e ambulância durante o horário de funcionamento da raia, local apropriado para necropsia, redondel para doma, piscine e reforma das cocheiras do paddock.

“Para a continuidade do projeto 100% antidoping, o Jockey Club de Sorocaba seguirá a mesma base da FEI de substâncias proibidas”, afirmou o palestrante, que finalizou com a seguinte mensagem: “Nós, humanos racionais, temos o dever de preservar o plantel equino com as melhores práticas saudáveis e, iniciativas de concientização como esta do Jockey Club de Sorocaba, só trará benefícios a comunidade quartista e os apaixonados pelo cavalo”.

 

 

Mais noticias