Carregando...

nucleoquartodemilha@gmail.com

(51) 3343-6449 | (51) 9 9666-7978

ABQM busca laboratórios que atendam ao novo regulamento do Quarto de Milha

Interessados devem entrar em contato com a Associação por e-mail ou telefone

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) está procurando laboratórios – nacionais e internacionais –, para a realização de exames das cinco doenças genéticas "Five-Panel". Os interessados devem entrar em contato por e-mail ou telefone.

Conforme o novo regulamento do Serviço de Registro Genealógico do Cavalo Quarto de Milha (SRGCQM), aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os exames serão exigidos para os garanhões que tiverem coberturas após 1° de julho de 2020.

Considerando que a alteração, prevista no artigo 57 do novo regulamento do SRGCQM, impactará em aproximadamente 5 mil animais, a Associação do Quarto de Milha busca parcerias que visem qualidade, abastecimento e baixo custo aos criadores.

São considerados como defeitos genéticos (Five-Panel):

 

Paralisia Periódica Hipercalêmica (HYPP)

 

Transtorno Hipercalêmico de Paralisia Periódica.

Afeta: Aproximadamente 1 a 2 por cento dos cavalos Quarto de Milha.

Descrição: Tremores musculares e até paralisia temporária em cavalos afetados. Em casos graves, o HYPP pode causar colapso ou morte súbita. A doença foi observada em filhos e filhas do garanhão Impressive. Para ser expressa, a doença não requer duas cópias do gene defeituoso, portanto, descendentes que receberam dois genes defeituosos geralmente apresentam versões mais graves do problema.

Astenia Dérmica Regional Equina Hereditária (HERDA)

Transtorno Hereditário de Astenia Dérmica Regional Equina.

Afeta: Aproximadamente 3 a 4 por cento dos cavalos Quarto de Milha são portadores.

Descrição: Cavalos jovens com HERDA podem apresentar um número incomum de cortes na pele, mas a doença é mais frequentemente observada quando o cavalo começa a treinar. A pressão da sela nas costas faz com que a pele se rasgue e se separe, deixando áreas feridas. Essas áreas demoram a cicatrizar e muitos cavalos com HERDA são sacrificados devido às lesões de cicatrização lenta.

Miopatia de Armazenamento de Polissacarídeos (PSSM)

Transtorno de Miopatia por Armazenamento de Polissacarídeos.

Afeta: 11 por cento dos cavalos Quarto de Milha.

Descrição: Dores musculares e rigidez, sudorese, intolerância aos exercícios e fraqueza. Por causa da dor e da rigidez, os cavalos relutam em se mover.

Hipertermia Maligna (HM)

Transtorno de Hipertermia Maligno.

Afeta: A porcentagem de cavalos afetados é desconhecida.

Descrição: Desencadeada pelo uso de alguns tipos de anestésico e relaxantes musculares, além do estresse. Os cavalos afetados apresentam aumento do metabolismo muscular, febre frequentemente superior a 43°C, sudorese excessiva, alta frequência cardíaca, ritmo cardíaco anormal, respiração superficial, hipertensão, rigidez muscular, degradação do tecido muscular e morte.

Doença de Enzima Ramificada do Glicogênio (GBED)

Transtorno de Deficiência Enzimática De Ramificação De Glicogênio.

Afeta: Aproximadamente 8 a 10 por cento dos cavalos Quarto de Milha;

Descrição: Fraqueza muscular e, eventualmente, à morte. O GBED resulta em abortos e potros natimortos. Potros que sobrevivem ao nascimento geralmente morrem ou são sacrificados dentro de 8 semanas de idade. Embora alguns potros tenham sobrevivido até a idade de 4 meses, o GBED é sempre fatal.

Efeitos das cinco doenças

Os efeitos dessas doenças genéticas são amplos, de leves e controláveis a graves e terminais.
A transmissão de HYPP, HERDA, PSSM, HM e GBED, para gerações sucessivas, costuma causar sofrimento desnecessário e também perdas financeiras para os criadores.

Entre em contato com a ABQM

A ABQM se coloca à disposição para conversar com os laboratórios interessados. Os mesmos devem agendar reunião, com Samanta Costa, para apresentação das propostas pelo e-mail: samanta.costa@abqm.com.br ou telefone: (11) 3864-0800.


Foto: Gabriel Oliveira

Mais noticias